Sandy

Sandy

“Tem gente que não quer me deixar crescer, que não percebeu que tenho 28 anos e 21 de carreira. Não estou aqui para brincadeira. Sou macaca velha, não sou filhinha de papai famoso que quer cantar”, afirmou Sandy no lançamento do primeiro DVD da sua carreira solo, “Manuscrito”, nesta quarta-feira, 9, em São Paulo.

A cantora comentou que, cada vez menos, se preocupa com a maneira como as pessoas a vêem. “Vou continuar sendo uma pessoa discreta, que fala muito pouco da vida pessoal. Não vou ter atitudes artificiais para provar algo a alguém.”

O DVD foi gravado no dia 24 de agosto no Teatro Bradesco com os 1.500 lugares da plateia tomados com as participações especiais de Seu Jorge, Lenine e da inglesa Nerina Pallot. O trabalho chega nas lojas no dia 24 deste mês.

No encontro com a imprensa, Sandy, que é casada com o músico Lucas Lima desde setembro de 2008, também falou sobre o desejo de ter filhos. “Na vida pessoal, o que falta ainda é a maternidade. Quero ser mãe com certeza. mas não agora.”

Vendas
“Procuro não traçar expectativa de vendas. Nesse mercado atual, só com fenômenos como Paula Fernandes para vender números tão expressivos. Não faço disco e música para vender. Quero que o máximo de pessoas possíveis possa ouvir o meu show. Mas não estou preocupada com isso”, afirmou Sandy.

Além do formato DVD, a apresentação também será lançada em uma edição de luxo com CD e DVD e Blu Ray.

“O que eu acho fantástico é como uma pessoa, que cresceu sob os holofotes, pode ser tão doce, tão simples, tão normal. Foi uma enorme honra ter cantado com a Sandy. Eu amei!”, disse Nerina Pallot, que aparece no DVD cantando as músicas “Dias Iguais” e “Idaho”.

Sandy também falou sobre a importância de ter a participação da inglesa no seu trabalho. “Nunca imaginei que ela toparia. Ela aceitou tocar e se ofereceu para fazer a letra em inglês. Ela não podia faltar no DVD.” Outro que festejou a participação no DVD “Manuscrito” foi Lenine. “Adorei o convite para participar do DVD, me senti acarinhado”, disse Lenine. “Ela não precisa provar nada para ninguém, né? Eu sou muito fã.”

Saudades da dupla
No encontro com a imprensa, Sandy também revelou que sente saudade de quando fazia dupla com o irmão, Júnior Lima. “Dá uma nostalgiazinha porque foi uma época boa da minha vida. Não é uma saudade de arrependimento”, falou a cantora, que no DVD canta as músicas “Turu Turu” e “Estranho Jeito de Amar”, dos tempos de Sandy & Junior.

A cantora também comentou sobre a possibilidade de regravação de músicas de seu pai, Xororó, e de seu tio Chitãozinho. “Adoro as músicas do meu pai, mas é um estilo bem distante do meu. Uma que dava para fazer uma adaptação é ‘Se Deus me Ouvisse’, como cantei no DVD deles com meu irmão. Por enquanto, não está nos meus planos isso.”

Apesar de admitir sentir falta de cantar com o irmão, ela falou que não existe planos para um revival da dupla. “A gente não pensa nisso. Faz quatro anos que nos separamos. Minha carreira solo é recente. (Se acontecesse) Teria de ser uma coisa diferente do que já fizemos.”

———–

Sandy Manuscrito Ao Vivo

Sandy Manuscrito Ao Vivo

Depois de um bem-sucedido retorno à cena musical em carreira solo, que se concretizou com o lançamento do primeiro álbum, “Manuscrito”, e turnê homônima, Sandy lança dia 24 de novembro, pela gravadora Universal Music, o DVD “Sandy Manuscrito Ao Vivo”. Este primeiro registro em vídeo da carreira solo da cantora é resultado da turnê “Manuscrito”, que viaja por todo Brasil com sucesso de público e crítica desde o final do ano passado e já passou por Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras. Além do formato DVD, este produto também será lançado nas versões CD, CD+DVD (edição luxo) e Blu-ray. Uma premier no Youtube acompanhada de entrevista no Orkut Live está marcada para o dia 23, véspera da chegada do produto às lojas.

Com direção geral de Junior Lima e Douglas Aguillar e direção musical de Lucas Lima, o DVD foi gravado em agosto, no Teatro Bradesco, em São Paulo, com os ingressos esgotados em menos de 24 horas. “Fiquei muito surpresa e, é claro, extremamente feliz com tamanha receptividade do público”, comemora Sandy, que cuidou pessoalmente de cada detalhe do projeto; da formação da banda à cenografia, da definição do repertório ao figurino.

Também foi pessoal a escolha de seus convidados especiais, os cantores e compositores Lenine, Seu Jorge e a inglesa Nerina Pallot. Fã confessa e amiga de todos, Sandy contou com a reciprocidade no quesito admiração. “O que acho fantástico é como uma pessoa, que cresceu sob os holofotes, pode ser tão doce, tão simples, tão normal. Foi uma enorme honra ter cantado com a Sandy. Eu amei!”, comemora Nerina, em sua primeira vinda ao Brasil.

“Adorei o convite para participar do DVD, me senti acarinhado”, comenta Lenine, que dividiu o palco com Sandy na música “Sem Jeito”. “Eu sou admirador dessa coisa do compositor. E ela está mostrando a que veio nessa seara da composição”, explica. “Ela não precisa mais provar nada pra ninguém, né? Eu sou muito fã”, elogia e completa. “Hoje eu percebo a Sandy alcançando um vôo muito mais universal. E eu tenho certeza que, fatalmente, vai dar em um sucesso muito grande. Estou bastante honrado de participar desse momento da carreira dela”, comenta Seu Jorge, que deixou todo seu suingue na faixa “Tão Comum”.

Além das participações especiais, uma jovem e talentosa banda base acompanhou Sandy durante o espetáculo. Alguns músicos, inclusive, já haviam gravado faixas do álbum Manuscrito. Maurício Caruso e Edu Tedeschi assumiram todas as guitarras e violões do show, enquanto Eloá Gonçalves mostrou todo seu virtuosismo ao piano e teclados. Alex Heinrich, nos baixos elétrico e acústico, e Delino Costa, na bateria, completaram o redondo time.

No set list do show, além das canções de Manuscrito: “Pés Cansados”, “Dedilhada”, “Ela/Ele”, “Perdida e Salva”, “O Que Faltou Ser”, “Duras Pedras”, “Dias Iguais” (com Nerina Pallot), “Quem eu Sou”, “Esconderijo” e “Tempo”, Sandy selecionou os sucessos “Quando Você Passa” (Turu Turu) e “Estranho Jeito de Amar”, da época em que fazia dupla com o irmão, Junior Lima. Um prato cheio para os fãs cativos fidelizados ao longo de vinte e um anos de carreira. A cantora também apostou em algumas releituras de músicas de artistas consagrados admirados por ela: “Hoje eu quero sair só” (Lenine), “Beija Eu” (Marisa Monte), “Casa” (Lulu Santos), “Por Enquanto” (Renato Russo) e também as internacionais “Wonderwall”, “Put Your Records on” e “Black horse and the cherry tree”.

“Minha intenção neste projeto é que o centro do show seja a música”, desafia Sandy, que, apesar de ter sua atenção e interesse cem por cento focados na qualidade musical do show, também fez questão de cuidar minuciosamente da concepção visual de seu espetáculo. Convocou o experiente cenógrafo Zé Carratu para cuidar da direção de arte de Manuscrito. O ar intimista do palco foi retratado com elementos retrôs de decoração, que têm como contraponto e de equilíbrio elementos modernos como projeções de imagens produzidas e intercaladas com o ‘ao vivo’ da apresentação. O renomado Maneco Quinderé assumiu a direção de iluminação para ditar o clima intimista do palco e dar vida à cenografia proposta. “O mais legal de tudo é que a equipe toda é só formada de amigos, o que torna o trabalho mais leve, muito mais gostoso. É um sonho realizado!”, finaliza.

FICHA TÉCNICA

Sandy Manuscrito Ao Vivo (2011)
Gravado ao vivo no Teatro Bradesco, em São Paulo – SP, no dia 24 de Agosto de 2011, por Jason Tarver
Mixado no FX Studio (Londres / Inglaterra), por Jason Tarver
Mixagem de transições e som direto no Mix Master Music (São Paulo – SP), por Lampadinha
Masterizado na Classic Master (São Paulo – SP), por Carlos Freitas

Direção Geral: Junior Lima e Douglas Aguillar
Direção Musical: Lucas Lima
Coordenação Musical: Sandy Leah
Personal Manager: Noely P. Lima
Produção Executiva: Pietro Toscano
Desenho de Luz: Maneco Quinderé
Cenografia: Zé Carratu

Músicos:
Delino Costa – Bateria
Alex Heinrich – Baixo Elétrico, Acústico e Vocais
Eloá Gonçalves – Piano, Hammond, Rhodes, Mellotron, Synths, Violão e Vocais
Maurício Caruso – Violão, Guitarra, Escaleta e Vocais
Edu Tedeschi – Violão e Guitarra
Ricardo Takahashi, Sergei Eleazar de Carvalho, Marcos Scheffel e Gabriel Forun – Violinos
Daniel Pires e Glauco Imasato – Violas
Rafael Cesário e Adriana Lombardi – Cellos

Produção Técnica: Maurício KF
Produção: Orlando Simões
Técnico de Áudio / Monitor: William Fernandez
Técnico de Áudio / P.A.: Fernando Narcizo
Técnico de Pro Tools: Marcos Browczuk
Edição Digital: Cláudio Paladini
Iluminador: Leandro Silveira
Técnico de Guitarras e Bateria: Graciliano Neto
Cenotécnico: Hugo C. Marinelli, Carlos Andrá Porfírio Vieira – Bichinho e Alex Sandro Oliveira
Grupo SJX: Daner Assis
Figurino: Picida Gonçalves e Renata Filosi
Fotos: Marcos Hermes, Marieli Duran e Rafaela Azevedo
Direção de Arte: Samuel Leite
Projeto Gráfico: Leandro Jorge / Samuel Leite / Digitale
Coordenação Gráfica: Geysa Adnet

EXTRAS DVD

Making of, depoimentos participações especiais, videoclipes “Pés Cansados” e “Quem Eu Sou”, projeções do show, faixa bônus “Idaho” (Nerina Pallot).

PROJETOS PARALELOS SANDY

Mesmo com a agenda atribulada por conta do lançamento do DVD e shows da turnê, Sandy ainda se dedica a projetos paralelos. No final de outubro, participou de um concerto beneficente ao lado do pianista Marcelo Bratke em prol da educação. No início de novembro, dividiu o palco com o tenor italiano Andrea Bocelli, em Belo Horizonte, repetindo uma parceria de 1997, com enorme repercussão no país. Também neste mês, a cantora participa do Projeto “Covers”, ao lado de Maria Bethânia e Lulu Santos. Sandy prepara para este projeto um show com repertório do ícone pop Michael Jackson, que passará por Curitiba, São Paulo, Goiânia, Ribeirão Preto e Recife. Em paralelo à carreira como cantora, participa da minissérie “As Brasileiras”, com exibição prevista para 2012, na TV Globo.

SANDY EM NÚMEROS

• 21 anos de carreira
• 17 álbuns lançados (16 em dupla, 1 solo)
• Mais de 17 milhões de discos vendidos
• 9 mega-turnês. Cerca de 1.700 shows no Brasil e exterior
• Público estimado em 32 milhões de pessoas
• Mais de 120 mil fãs associados ao fã-clube oficial
• Mais de 200 músicas gravadas
• 250 mil pessoas no show do Rock’n Rio III
• 70 mil pessoas no show do Maracanã
• 7 DVDs (6 em dupla, 1 solo)
• 5 anos de seriado homônimo na TV Globo
• 2 filmes, 1 novela e 1 minissérie (vai ao ar em 2012 “As Brasileiras”)
• 63 indicações em prêmios na área musical
• Mais de 3 milhões de visualizações em seu canal oficial no Youtube
• Mais de 500 participações em programas de TV
• Envolvimento em mais de 50 projetos sociais
• Mais de 1,3 milhão de seguidores no Twitter