Baixe o podcast, leia a entrevista e assista a trechos da gravação do programa!

ÁudioDownload – 30MB – http://bit.ly/c35hsX

Entrevista

SITE: Fale sobre o CD.

SANDY: To lançando agora o meu primeiro CD solo, o nome do CD é Manuscrito. É um CD que foi concebido todo por mim, em dois anos que eu tive um pouquinho afastada dos holofotes, da música, mas trabalhando ali nos bastidores e realizando um sonho meu. Eu fiz um CD totalmente meu mesmo, intimista, uma coisa que tem um tom muito pessoal, as músicas são todas autorais, todas compostas por mim, ou sozinha, ou em parceria. Eu trabalhei com muito tempo, sem pressão, livre pra usar a criatividade e com muita liberdade mesmo, sem interferência externa, e isso foi precioso pra que eu alcançasse esse resultado que eu esperei. E alcancei, to feliz! Pro meu gosto eu alcancei este resultado, to muito feliz e muito realizada com este projeto!

SITE: Como foi o processo de produção, gravação e a escolha de repertório?

SANDY: Eu comecei a produzir este disco, comecei a colocar a mão na massa mesmo foi mais em 2009, em 2008 eu trabalhei mais nas composições, fiz alguns ensaios, pra ver como é que as músicas soariam, mas em 2009 que eu fiz os ensaios com a banda, os ensaios já com o repertório pronto, no finalzinho do ano e depois já entrei em estúdio pra gravar. Foi uma coisa muito gostosa, porque foi muito solto, eu trabalhei com o meu irmão, Júnior e com o Lucas, meu marido, que foram os produtores desse CD. Eu confiei muito neles pra entregar isso na mão deles assim, de duas pessoas em quem confio mesmo e que eu sei que iam fazer o melhor possível com aquele meu filho na mão deles, e que tem elementos artísticos suficientes pra traduzir em música aquilo que era a minha intenção, aquilo que eu queria. Eles, na minha opinão, são excelentes músicos, excelentes produtores, então foi uma delícia saber que eu podia confiar em gente que além de tudo, era competente para fazer esse trabalho.
A gravação aconteceu em vários estúdios diferentes. As bases foram feitas no Mosh, em São Paulo, alguns instrumentos um pouco diferentes que não são tão comuns de serem encontrados em qualquer estúdio, a gente gravou no Apollo. Teve alguma coisa que eu fiz também no estúdio MM em Campinas, coisas de orquestra principalmente, mas a voz e os últimos detalhes, assim como alguns riffs de guitarra, algumas coisas mais assim de detalhe, eu fiz tudo no meu estúdio, um estúdio que eu tenho com o meu irmão. Então foi uma delícia gravar, foi um clima muito descontraído! Foi uma delícia!
O repertório, eu já disse, eu fiz sozinha praticamente, porque eu compus a maioria das músicas com o Lucas, algumas com o meu irmão também, e outras sozinha. E foi um processo muito natural, gradativo, bacana e lento, no meu tempo. Eu trabalho muito melhor com a inspiração, então eu usei sempre a inspiração pra compor, deixei a inspiração vir, trabalhei muito sem pressão. Só algumas letras eu terminei meio em cima da hora, mas não foi difícil, então foi tudo muito tranquilo e gostoso.

SITE: Como foi gravar sem o Júnior?

SANDY: Gravar sem o meu irmão foi um pouco mais trabalhoso, porque na hora de fazer os vocais eu tinha que fazer sozinha, antes a gente dividia a parte dos vocais né, e ele fazia mais vocais até do que eu. Então foi um pouco mais trabalhoso na hora de gravar a voz. Ele me faz falta né, principalmente no palco, sinto saudade dele, claro! Mas ele estava presente em todo o processo de produção e gravação do CD, porque ele foi um dos produtores. Então foi um pouco parecido com o que costumava ser, exceto pelo fato de que eu coloquei muito mais a mão na massa, eu participei muito mais da produção, eu fiz toda supervisão ali, a coordenação musical desse disco. E trabalhei o tempo todo com ele e com o Lucas, então foi uma coisa bem familiar e bem gostosa.

SITE: Qual é a sua relação com a internet?

SANDY: Eu costumo dizer que eu me considero uma pessoa bem analógica, eu não sou muito informatizada, eu não gosto muito dessa coisa de tecnologia, prefiro a coisa mais orgânica, papel, caneta, ligação, eu ligo pra pessoa ao invés de escrever e-mail, eu sempre prefiro ligar. Mas é necessário, é uma ferramenta muito necessária hoje em dia, porque a velocidade das coisas está uma coisa maluca. E eu também aproveito pra usar o twitter, porque eu acho que é uma ferramenta maravilhosa, muito eficiente de comunicação com o meu público, é uma comunicação direta com o público e eu acho que isso fazia falta, vi uma grande oportunidade pra me comunicar e também pra, às vezes, eventualmente desmentir alguma fofoca a meu respeito, colocar alguma opinião, alguma indignação, alguma coisa minha ali, e fora que é uma coisa totalmente controlada por mim. Então, eu coloco só o que eu quero mesmo, o que eu dou conta depois de segurar a onda. Então eu gosto de usar a internet pra me comunicar e eu tenho o meu site, tenho o canal no youtube. Eu acho que é importante a gente ser atualizado, mas não é o meu meio preferido de comunicação não.

SITE: Fale um pouco sobre a sua expectativa com o Brasil na Copa.

SANDY: Confesso que quando eu ouvi sobre a escalação do Dunga, eu fiquei um pouquinho preocupada, eu tinha outras expectativas, mas eu acho que ele é que é o técnico, é dele essa responsabilidade, ele que tem que acreditar no que ele está fazendo. Então, fique um pouquinho decepcionada com a escalação, mas acho que agora eu tenho que fazer o inverso, eu tenho que apoiar a decisão dele e torcer incondicionalmente. Eu vou torcer pelo Brasil com todas as minhas forças, usando minha camiseta do Brasil, gritando, xingado as adversários como eu puder e comemorando todos os gols. Toa ali pro Brasil! Eu vou apoiar e é isso aí! É essa atitude daqui pra frente!

SITE: Fale as 5 músicas que não podem faltar no seu iPod.

SANDY: No meu iPod eu tenho acho que uns 10Gb de músicas já, então é muita música, eu gosto muito de ouvir música, e eu tenho os meus artistas favoritos. Eu não consigo escolher cinco músicas que não podem faltar, mas eu acho que eu consigo escolher os artistas que não podem faltar no meu iPod, que seriam: Sarah McLachlan, Nerina Pallot, John Mayer, Kate Tunstall, Ella Fitzgerald, pronto!

SITE: Deixe uma mensagem para os ouvintes da MIX.

SANDY: Bom, pra todos os ouvintes da Mix, muito obrigada pelo carinho de sempre, obrigada pela maneira como me recebem na rádio e com vocês aí, pra divulgação do CD Manuscrito! Boa sorte pra todo mundo! Boa sorte aí na torcida pro Brasil esse ano! E votem consciente, não esqueçam que a gente tem eleição este ano, ta bom! Acho que é esse o meu recado. Fora isso, um beijão pra todo mundo!

Vídeos: